topo.jpg
58 Nest

58 º Seminário Nest: 18 de outubro de 2019

Dr. Sandro Monsueto (FACE/UFG) apresenta a palestra "Um Índice de Qualidade do Mercado de Trabalho Metropolitano Brasileiro"

Quando: sexta-feira, 18 de outubro de 2019, às 14h30

Onde: Prédio Humanidades II, Sala AS-03, Campus Samambaia, UFG

Quem: Sandro Monsueto possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR - 2003) e Doutorado pela Universidad Autónoma de Madrid (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho e Estatísticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade de salários, distribuição de renda e ocupações. Docente pesquisador do curso de graduação em ciências econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) da FACE-UFG e do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM/UFG).

Sobre a palestra

A palestra apresenta a metodologia de cálculo de um Índice de Qualidade do Mercado de Trabalho (IQT) para as regiões metropolitanas do Brasil. O IQT tenta suprir a falta de um indicador geral sobre a qualidade dos mercados locais de trabalho no país, com uma periodicidade trimestral, de fácil interpretação e amparado na literatura. Desta forma, pretende-se oferecer um índice geral que pode ser utilizado para monitorar o comportamento de curto e de longo prazo dos mercados regionais e servir de termômetro para o efeito de variações na economia. Ao mesmo tempo, sua simplicidade de interpretação deve facilitar o uso por interessados em avaliar o impacto de políticas públicas nos mercados locais de trabalho.

Fonte: Nest