topo.jpg
Convite de defesa

Defesa de tese de Danilo Herbert Queiroz Martins

Acontece em 18/03/2021 a defesa de doutorado de Herbert Martins: ‘Vivências dos tempos de trabalho e de não trabalho de professores do Instituto Federal de Mato Grosso’. Às 14h, online em meet.google.com/bov-prdr-boh.

Danilo Herbert Queiroz Martins Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), especialização em Direito Público, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, e é orientado pela Dra Tania Ludmila Dias Tosta, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás.

A tese de Danilo Herbert analisa a gestão e as vivências dos tempos sociais, de trabalho e de não trabalho, dos docentes da educação profissional e tecnológica frente às maiores transformações institucionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica das últimas três décadas. Em que se busca a compreensão de como se dão as vivências temporais cotidianas dos professores do Instituto Federal de Mato Grosso. Utilizou-se de uma metodologia qualitativa, por meio de questionário eletrônico, e, posteriormente, a realização de entrevistas com 25 professores efetivos em atividade na instituição, seguindo um roteiro semiestruturado pré-estabelecido pelo pesquisador. É um estudo de caso do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Os resultados demonstram como as transformações do Instituto Federal impactaram não só as condições de infraestrutura de trabalho, mas também, sobre a gestão dos tempos sociais, com a intensificação do trabalho, com organizações difusas dos tempos de descanso e trabalho, e a invisibilidade do trabalho docente perante a instituição. Destaca-se na pesquisa que há carga do trabalho doméstico maior às mulheres do que aos homens.