
A formação da classe operária latinoamericana: os mineiros como atores sociais e políticos
Minicurso do professor Francisco Zapata, do Centro de Estudos Sociológicos do Colegio del Mexico. Inscrições limitadas!
O minicurso ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro, das 17h30 às 19h e faz parte das atividades do IV Seminário de Trabalho e Gênero da UFG.
Veja aqui como fazer as inscrições!
Francisco Zapata completou o doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris, em junho de 1970, com a tese "A estabilidade política do Chile: algumas hipóteses sobre o papel do movimento sindical", dirigido pelo Dr. Alain Touraine, diretor Centre d'Analyse et d'Intervention Sociologique (CADIS) (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, EHESS).
Durante o período de 1994 - 2000, ele foi diretor do Centro de Estudos Sociológicos de El Colegio de México, de 1993 a 1996 foi Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia do Trabalho (Alast), entre 1978 e 1982 foi membro do Comitê Executivo da Associação Internacional sociologia (ISA)
Em 2000, ele atuou como Visiting Professor de Sociologia na Universidade de Yale e em 2002 foi Professor Visitante de Sociologia e membro da Helen Kellog Institute for International Relations da Universidade de Notre Dame.
Áreas de Investigação:
Estrutura sindical.
Relações laborais.
Desenvolvimento regional.
Fonte: IV Seminário Trabalho e Gênero