topo.jpg

Seminários do Nest

I Seminário - 2011 - abril

O professor Jordão Horta Nunes apresentou dois dos projetos que coordenou nos últimos anos:

Análise sociológica de serviços pessoais e distributivos: cultura de trabalho e práticas de consumo, direcionado a graduand@s em iniciação científica

Trabalho e qualificação no setor de serviços pessoais e distributivos: voltado a graduand@s, pósgraduand@s e interessados da comunidade externa.

As mestrandas Lúbia Gonzaga Dutra e Marina Lemes Landeiro, que participaram dos dois projetos, falaram sobre suas pesquisas, hoje em nível de mestrado.

II Seminário 2011 - 13 de maio

A professora Arlene Carvalho de Assis Clímaco, da PUC-Goiás, apresentou palestra com o título "Sindicatos em Transição: Brasil e Espanha". A pesquisadora lançou, recentemente, um livro sobre o tema: http://www.editora.ufg.br/catalogo/sindicatos-em-transicao-brasil-e-espanha.

III Seminário 2011 - 26 de maio

A pesquisadora Dra. Ana Cláudia Moreira Cardoso, do  DIEESE, que realiza um pós-doutorado na UnB, apresentou uma palestra com o título de:  "Tempos de trabalho na sociedade contemporânea: tensos, intensos,  flexíveis e incertos."

IV Seminário 2011 - 17 de junho

O professor e pesquisador Silvio Costa, da Universidade Católica de Goiás, apresentou a palestra com o título: Concepciones y prácticas sindicales en procesos de cambios: un contraste entre España y Brasil. Desde los años de 1960 hasta los años de 2010.

V Seminário 2011 - 8 de julho

A pesquisadora Dra. Marcia de Paula Leite, professora titular da Universidade Estadual de Campinas e atual presidenta da Associação Latinoamericana de Estudos do Trabalho (ALAST), apresentou a palestra com o título "Experiências em economia solidária e novas formas de trabalho precário".

VI Seminário 2011 - 19 de agosto

A pesquisadora Dra. Sônia Aparecida Lôbo, professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), apresenta palestra com o título "Trabalhadores frente a produção de medicamentos: trajetórias, trabalho e subjetividade".

O pesquisador, Dr. Reginaldo Teixeira Mendonça, da Universidade Federal de Goiás (UFG), discutirá o tema: "Farmaceuticalização, trabalho e vida cotidiana".

VII Seminário 2011 - 16 de setembro

Duas conferências:

Reestruturação Produtiva e Qualificação Profissional: Um estudo de caso sobre a cadeia do fumo

Andréia Farina de Faria – PPGS/UFG

Os Proletários Urbanizados da Terra

Glauber Lopes Xavier – PPGS/UFG

VIII Seminário 2011 - 14 de outubro

As tendências recentes nas relações de trabalho no Brasil: crescimento do emprego x flexibilização

Prof. Dr. José Dari Krein/Unicamp

IX Seminário 2011 - 25 de novembro

Os sentidos do trabalho dos consultores internos da Petrobras UN-RNCE: AGIR, APRENDER, FORMAR, INTERVIR, AGIR...

Profª. Dra. Maria Salete Batista Freitag – FACE/UFG

X Seminário 2012 - 16 de março

Duas conferências:

A identidade política dos professores das universidades públicas federais e as transformações no mundo do trabalho.  Profa. Dra. Lucinéia Scremin Martins  - FCS/UFG

Profissionalização nas engenharias: trajetórias e tendências. Prof. Mestre Rogério dos Santos Bueno Marques - IFG

XI Seminário 2012 - 12 de abril

Que são autonomia e dependência para mulheres chefes de famílias monoparental no Brasil, França e Japão? Uma reflexão sobre a autonomia das mulheres.

Profa. Dra. Yumi Garcia dos Santos - UFMG

XII Seminário 2012 - 11 de maio

Novas configurações do trabalho precário

Profa. Dra. Tania Ludmila Dias Tosta - FCS/UFG