II Seminário Pensar os Direitos Humanos
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, da Universidade Federal de Goiás - UFG, informa aos pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que as inscrições de resumos de trabalhos para o seminário Direitos Humanos e interdisciplinaridade: polissemia e intersecções, previsto para os dias 20 e 21 de outubro de 2011 em Goiânia, estão abertas até o dia 09 de outubro de 2011.
É propósito acolher trabalhos representativos dos temas de cada Grupo de Trabalho (GT) e propiciar o debate interdisciplinar e integrador, de modo que não haverá sobreposição de salas de comunicações. A Comissão Científica acolherá todos os trabalhos que considerar com mérito acadêmico e, dentre estes, indicará apenas 5 (cinco) trabalhos para exposição de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos (de modo a permitir um tempo largo para o debate dos participantes). Todos os trabalhos aceitos poderão ser enviados para publicação após o Seminário (quando será divulgada uma chamada própria para publicação).
A inscrição das comunicações será feita pelo envio de resumos, no qual deverá constar: o (i) nome, (ii) maior titulação, (iii) vinculação acadêmica, (iv) endereço eletrônico do proponente, bem como a (v) indicação do Grupo de Trabalho (GT) ao qual o trabalho se vincula (descrição dos GT abaixo), (vi) o título do trabalho e um (vii) resumo de até 300 palavras.
O resumo deve ser enviado até dia 09 de outubro de 2011, impreterivelmente, para o e-mail: pensardireitoshumanos@gmail.com (no campo assunto do email coloque o GT que deseja participar, por exemplo: “Inscrição de Comunicação: GT-2”. A comissão científica terá até o dia 16 de outubro de 2011 para realizar a seleção dos trabalhos, e dia 17 de outubro de 2011 será divulgada, diretamente aos autores, a aceitação ou não do trabalho .
Eixos temáticos dos Grupos de Trabalho:
1) Fundamentos Teóricos dos Direitos Humanos
Ementa descritiva: Buscando circunscrever o campo epistemológico dos direitos humanos a discussão recairá sobre os fundamentos éticos, políticos e jurídicos e sobre as teorias da justiça que estão na base daquilo que denominamos direitos humanos.
Neste âmbito, são objeto de análise do GT-1 os conceitos de liberdade e igualdade que propicia o exercício dos direitos pelos cidadãos e proteção dos direitos pelas instituições do Estado e sua relação direta com o reconhecimento dos direitos universais na forma dos Direitos Humanos e sua realização no Estado democrático; (2) a concepção de homem/humanidade a fim de pensar o humano para além dos direitos, de compreender a relação entre sujeito e conhecimento iluminando a discussão em torno das mudanças sociais e subjetividade; (3) a história dos direitos humanos focada nas relações entre economia e direito, a fim de discutir as teorias de justiça, as garantias constitucionais, direitos civis, econômicos, culturais e realidade social.
2) Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos
Ementa descritiva: Buscando compreender e discutir as práticas desenvolvidas para o reconhecimento e garantia dos direitos humanos, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a análise das ideologias, discursos, estratégias políticas e lutas sociais.
Neste sentido, é objeto de análise do GT-2 a relação entre globalização, novas tecnologias, comunicação, a fim de discutir acerca da exclusão e inclusão, da relação entre o eu e o outro, o reconhecimento da alteridade; (2) os impactos sociais das ações em direitos humanos, tendo como foco as lutas sociais, educação para diversidade, igualdade e diferença, gênero e sexualidade, meio ambiente e desenvolvimento, o biológico e o cultural, (3) as políticas governamentais e políticas públicas em direitos humanos, analisando o exercício da cidadania e os resultados das mobilizações públicas e das ações populares, bem como a configuração política e possibilidades de ação, assim como as metas políticas e/ou institucionais que orientam as ações em direitos humanos.
3) Alteridade, Estigma e Educação em Direitos Humanos
Ementa descritiva: Buscando contribuir para formação de profissionais e docentes de diversas áreas, a discussão desta linha de pesquisa terá como foco a educação formal e não-formal no campo dos direitos humanos.
Neste sentido, é objeto de análise do GT-3 a questão das metodologias do ensino/aprendizagem no campo dos direitos humanos, a fim de investigar e discutir a interdisciplinaridade e a transversalidade de conteúdos levando em consideração o ambiente escolar, mas também ambientes não formais de educação, (2) a questão de gênero, do corpo e da sexualidade que se interpõe nas diversas ações profissionais, de modo que importa analisar e discutir tais práticas à luz de conceitos da ética, tais como diversidade, alteridade, respeito, responsabilidade, (3) o problema da tutela profissional em relação a grupos/pessoas consideradas incapazes de autodeterminação - como é o caso de crianças, deficientes, pacientes terminais, dependentes químicos, populações indígenas – nestas situações de diferenças óbvias entre os sujeitos cabe discutir o estigma, o preconceito, a alteridade, o reconhecimento do outro, o exercício da cidadania.