
II Simpósio de Ciências Sociais: subalternidades, trânsitos e cenários
Este evento, em sua segunda edição, tem como primeiro objetivo fomentar o debate científico acerca das pesquisas nas diferentes áreas das Ciências Sociais sobre os diversos grupos subalternos, entendidos como “aqueles que não são elite”, e suas representações perante os novos trânsitos de pessoas e símbolos, assim como cenários possíveis de transformação social. Visa também constituir um espaço de integração acadêmica para o debate e a reflexão em torno de estudos contemporâneos, investigações relevantes e tendências dos trabalhos relacionados à pesquisa em Ciências Sociais. Em relação à pós-graduação, visa oportunizar novas temáticas de pesquisas a serem desenvolvidas de modo especial pelos alunos dos programas de pós-graduação em Antropologia social e Sociologia da Universidade Federal de Goiás.
Em relação à sua extensão social, pretende-se, com a realização do evento, fortalecer a aproximação e o diálogo entre instituições de ensino e pesquisa, em torno das temáticas contemporâneas que digam respeito às relações entre Subalternidades, Trânsitos e Cenários,no tocante especialmente às formas de resistência, bem como às suas repercussões para os problemas regionais, nacionais e internacionais e a demais temas de pesquisa correlatos, no âmbito das Ciências Sociais.
O NEST estará presente por meio da Sessão Temática "Trabalho, trajetórias e identidades", coordenada pelos professores Jordão Horta Nunes (FCS/UFG) e Revalino Antonio de Freitas (FCS/UFG).
Serão selecionadas propostas (resumos expandidos), com base na seguinte ementa:
"As mutações recentes no mundo do trabalho têm levado a novos caminhos teóricos e metodológicos que tentam apreender o trabalho como uma atividade complexa, que incorpora novos sentidos. Trajetórias e identidades laborais se tornam objetos privilegiados de investigação, visando a apreensão das novas configurações e estratégias de sobrevivência que surgem por conta de processos como a reestruturação, a flexibilização, a precarização e o desemprego. Privilegiamos nesse grupo de trabalho a análise das relações, processos e fenômenos que concernem principalmente ao mundo do trabalho, em que se articulam trajetórias de indivíduos, grupos ou classes à construção de formas identitárias em vários aspectos, como político, simbólico, profissional/ocupacional ou de gênero."
Outras informações sobre o evento e forma de inscrição e submissão de resumos estão em: http://eventos.ufg.br/SIEC-simposio-fcs.