XV Congresso Brasileiro de Sociologia
O tema do XV Congresso Brasileiro de Sociologia pretende debater esta articulação entre a tradição e as transformações, inerentes ao objeto de estudo da nossa disciplina que são as relações sociais. A Sociologia é uma ciência da atualidade e lida com a articulação entre elementos da vida social, que se mantém ao longo da história de nossas sociedades, e as novas configurações que se impõem pela ação humana. Desse modo, ela se transforma como ciência porque precisa incorporar novas perspectivas e novas formas de compreensão da realidade.
Nesse congresso teremos uma oportunidade de refletir sobre o trabalho nos seguintes GTs:
GT15 - Novas configurações do trabalho nos espaços urbano e rural
Coordenação: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini (UNICAMP) e Roberto Véras de Oliveira (UFCG)
1. Analisar as relações e organização do trabalho na América Latina e no Brasil em particular, sobretudo aquelas que expressam as tendências observadas mundialmente de flexibilização do trabalho, frequentemente traduzidas em precariedade e informalização do trabalho.
2. Analisar o significado sociológico do crescimento recente do trabalho formal no Brasil.
3. Analisar as políticas públicas que informam as novas configurações do trabalho, submetidas às pressões mundiais pela desregulamentação de direitos sociais e trabalhistas, sobretudo na América Latina e especialmente no Brasil.
4. Trazer a público os estudos voltados para a compreensão dos nexos entre as tendências mundiais à flexibilização das relações de trabalho e os indicadores que informam esse campo.
5. Suscitar interlocução entre as pesquisas sobre as formas que assumem o trabalho nos espaços urbano e rural, assim como quanto às suas conexões.
6. Suscitar a discussão de novos campos de pesquisa na área de Sociologia do Trabalho, tal como, por exemplo, no cinema, na televisão, no teatro, na música e na dança, no trabalho docente, entre outros ainda insuficientemente analisados.
7. Privilegiar as relações de gênero, étnicas e geracionais nas pesquisas a serem apresentadas.
GT 17 - Ocupações e profissões
Coordenação: Maria da Gloria Bonelli (UFSCar) e Jordão Horta Nunes (UFG)
O grupo tem como objetivo lidar com as tensões entre, de um lado, a construção de especializações protegidas por jurisdições no mundo do trabalho e na produção de conhecimento e, por outro, com o embaralhamento dessas fronteiras através de discursos voltados para a transdisciplinariedade, as práticas multi e interdisciplinares, as críticas aos monopólios profissionais, e o avanço da lógica organizacional no exercício profissional. Os desafios à competência profissional surgem dos leigos, dos empreendedores, da lógica administrativa, do controle do Estado, mas a centralidade da expertise na sociedade do conhecimento é o fundamento e a força do profissionalismo. As disputas entre esses ideários repercutem nas identidades profissionais, nas formas de se lidar com a semelhança e a diferença nos grupos ocupacionais e nas carreiras. Neste cenário de mudanças e permanências nos grupos profissionais, o debate do GT vai contemplar os seguintes desafios sociológicos em suas sessões: 1) Global e local no conhecimento especializado e no mercado de trabalho; 2) Identidade, diferença e desigualdade nos grupos ocupacionais e profissionais; 3) Conflitos e fronteiras nas ocupações e profissões.