
Organização social do território metropolitano e desigualdades de oportunidades no mercado de trabalho
O XX Seminário do NEST contou com palestra de Marina Landeiro (INCT - Observatório das Metrópoles) e Marcelo Ribeiro (UFRJ).
O seminário tem como intuito discutir o efeito do território como explicação das desigualdades de oportunidade no mercado de trabalho a partir da metodologia de análise social do território do INCT Observatório das Metrópoles. A análise permite compreender a estrutura social no espaço urbano e evidencia mecanismos que tornam o território como mais um elemento explicativo das desigualdades de oportunidade. Para exemplificar, dados sobre o mercado de trabalho de regiões metropolitanas brasileiras serão apresentados. A exposição será finalizada com a apresentação e análise da organização social do território da Região Metropolitana de Goiânia, a partir de uma tipologia socioespacial.
Onde: Miniauditório Luiz Palacin, Faculdade de Ciências Sociais, UFG.
Marcelo Ribeiro é economista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é bolsista de Pós-doutorado Júnior pelo CNPq no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e é pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles.
Marina Lemes Landeiro possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2008) e mestrado em Sociologia pela mesma instituição (2012). Tem experiência na área de Sociologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho em serviços, cultura do trabalho e interação. Atualmente é pesquisadora bolsista DTI-3 no INCT Observatório das Metrópoles.
Fonte: Nest