
Japão quer obrigar ao menos 5 dias de férias por ano
Trabalhadores normalmente usam menos de metade das férias remuneradas em um ano, segundo o governo
O governo japonês está considerando tornar obrigatório o uso de pelo menos cinco dias de férias remuneradas por ano, em uma tentativa de diminuir os problemas de saúde mental e física dos trabalhadores em um país famoso por longas jornadas.
Trabalhadores normalmente usam menos de metade das férias remuneradas em um ano, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho em 2013. Os entrevistados usaram apenas nove dos 18,5 dias a que tinham direito.
Uma pesquisa separada mostrou que um em cada seis trabalhadores não aproveitou nenhum dia das férias remuneradas em 2013.
O governo quer aumentar a quantidade de férias remuneradas aproveitadas para 70% até 2020, e está planejando apresentar no Parlamento uma reforma da legislação atual.
As longas horas de trabalho, aliadas às horas extras não pagas, são normalmente criticadas como uma das principais causas de doença mental e física entre os funcionários.
O termo "karoshi" (過労死), que significa "morte por excesso de trabalho", entrou em evidência há alguns anos em meio a um aumento no número de pessoas que morrem por causa de problemas relacionados ao estresse.
Fonte: Masamichi Maeda, do www.alternativa.co.jp